Criacionismo (S02E24)

Olá pessoal! Depois de um breve período sem um programa inédito, voltamos discutindo o criacionismo. Vale a pena ensinar isso nas escolas? Programa exibido em 25/06/2011.

Ah, e o Rock in Rio Paranaíba já aconteceu, hein!

 

  • O movimento criacionista como oposição ao evolucionismo

ROCK 1 – Candlemass – Tales of Creation

  • Mitos de criação

ROCK 2 – Xandria – Isis Osiris

  • Como funciona e evolução biológica?
  • Quais os argumentos criacionistas

ROCK 3 – Jefferson Airplane – Crow of Creation

  • Design inteligente
  • Ensinar a controvérsia?

ROCK 4 – Blind Guardian – Valhalla

 

LINKS

Mitografias

Teach the Controversy

Sociedade Criacionista Brasileira

5 thoughts on “Criacionismo (S02E24)”

  1. Bom, sou um assíduo ouvinte do podcast, acho a iniciativa sensacional e espero que vocês continuem com o programa por muito tempo, levando ciência para o maior número de pessoas possível.
    Mas como prezamos pela argumentação científica e fatos, peço que observem que neste programa, o do “Criacionismo”, foi dada ênfase na descendência com modificações de Darwin, e que as mutações dariam a capacidade, em certo nível de mutações, de serem formadas novas espécies. O foco da teoria de Darwin não foram as mutações e sim a capacidade de seleção do meio que permitiria que os indivíduos mais adaptados pudessem ser selecionados. As mutações hereditárias ocorrem aleatoriamente, somente na formação de gametas, não em células somáticas, ao contrário do que pensava Aristóteles, “soma não vira sêmen”. Assim sendo, as mutações ocorridas nas células somáticas dos pais não são transmitidas e mesmo as mutações em células sexuais têm probabilidades muito remotas de serem sucesso evolutivo. O Neo-Darwinismo, remontando a seleção natural com a genética mendeliana e à nível molecular explica de forma muito mais eficaz a formação de novas espécies.
    Desculpa se fui prolixo, ou pedante. Gosto muito do programa e se eu estiver errado, corrijam-me, por favor.

    Um grande abraço e muito rock’n’roll pra vcs..

    1. Oi stepnoltol,
      Imagino que você esteja se referindo aos comentários sobre a pângenese. Mas isso foi só pra ilustrar as mudanças que ocorreram sobre o pensamento evolutivo e heteditariedade. Realmente, as mutações ocorridas em células somáticas não são passadas para a próxima geração.

      No mais, obrigado pelo comentário e continue mandando sugestões.
      Pierre

Deixe uma resposta